O município de Ibirapitanga, completou 55 anos de emancipação política, mas de história, tem muito mais. Dona Anália, faz parte dessa trajetória, pois são anos vivendo na terrinha.
Para homenagear a cidade aniversariante, buscamos fatos, pessoas, coisas significantes, que merecem destaque. No intuito de conseguir uma entrevista, com a experiente Dona Anália, procuramos pessoas próximas a ela, e logo encontramos apoio. Uma simpatia de pessoa, 106 anos de muita alegria! A senhora da reportagem, mora no distrito de Novo Horizonte, e mesmo com toda essa idade, não se prende no sofá. De um lugar para outro, de conversa a conversa, passa os seus dias, dedicando bons exemplos, à toda comunidade. Ela vai ao médico, vai na casa dos filhos, netos e vizinhos, esbanjando saúde. Quando amanhece, ou chega a noite, não espera que ninguém faça o café... No fogão, capricha até seu mingauzinho, e com toda essa disposição, sobra carinho e admiração, pois muitas gente, faz questão de compartilhar com ela, esses momentos . Dona Anália Evangelista da Silva, nasceu em 10 de janeiro de 1912. Garante que nunca foi uma moça namoradeira...
" Eu custava arrumar um namorado, mas quando arrumava, segurava." Disse
Dona Anália, afirmou ter dançado muito, no tempo de juventude, gostava de um forrozinho, e não perdia uma oportunidade para se divertir, até que casou e sossegou! Cuidando de casa e família, ainda muito jovem, ela nunca reclamou de nada. Pelo contrário, sempre agradeceu por ter a vida que sonhou. Percebemos hoje, uma geração desanimada, sem força para lutar, desistindo no primeiro obstáculo que surge. Essa juventude, precisa parar e analisar, o quanto é importante seguir em frente, com um sorriso no rosto e a vontade de viver um centenário de emoções.
Enfim, sabemos que poucos conhecem Anália, mas há mais de cem anos, ela vem fazendo história por aí... Reportagem e fotos: Rita Santos (IbiraOnline.Com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário