No mês de aniversário de Ibirapitanga encontramos uma história que merece destaque. A família Mimoso, que muito fez pelo município, poderá ter mais um representante na política!
A história dos 'Mimosos" começou bem antes de Paulinha nascer. No passado, quando Ibirapitanga ainda era Vila, quase ninguém conseguia chegar. Suas estradas eram estreitas, de difícil acesso, ladeiras, escadas, mas um jovem valente, quis mostrar que o progresso estava chegando ali, e com a ajuda de amigos conseguiu trazer até ela, o primeiro carro. O veículo de modelo Jeep, enfrentou vários obstáculos, até virar notícia na comunidade. A novidade foi trazida por um jovem empreendedor, que pretendia ingressar na carreira política, e para intimidar os coronéis do cacau, mostrou sua força de vontade. Raimundo Mimoso, conseguiu chamar a atenção da população, teve participação significativa no processo de emancipação política de Ibirapitanga, e foi eleito prefeito. O primeiro prefeito! Nessa administração, construiu ruas, praças, Igrejas, trouxe energia elétrica para o povo, e ainda elegeu um sucessor, Altamirando Santos! Anos depois, sua esposa Sizuita Mimoso, também despertou interesses políticos, e de tanto que fez, passou a ser conhecida como a mãe dos pobres. Sizu, foi a primeira e única mulher que ocupou a cadeira do executivo, na prefeitura deste município, e umas das primeiras mulheres a encarar essa função, na Bahia, e no Brasil. Foi no Governo Sizu, que Ibirapitanga alcançou água encanada, maternidade, escolas como o Centro Educacional, pontes... Essa mulher arretada, murou cemitério local, calçou ruas, abriu estradas, como por exemplo, os 16 primeiros quilômetros que leva à Jacuba (Itamarati). Impossível descrever tudo que aconteceu, em um texto, mas não podemos esquecer que os mimosos, souberam aproveitar o cargo de gestão, quando tiveram oportunidade. Quem conta toda essa história, é Paulo Mimoso, filho de Raimundo Mimoso e Sizuita Mimoso, pai da homenageada Paulinha Mimoso, candidata a vereadora, nas eleições 2016. Paulo, foi vereador, e por pouco, não se tornou prefeito. Segundo ele, na época, já existia corrupção, e ele foi roubado nas urnas. Emocionado, Sr. Paulo Mimoso, fala do papel da filha no cenário político da contemporaneidade. O apoio desse pai, às expectativas da filha candidata, é fundamental.
Paulinha é enfermeira exemplar! Colegas de trabalho ficam encantados com o jeito que ela atua na saúde. Fora, do espaço profissional, não é diferente. Paulinha, como é chamada por muitos, sabe se comunicar, se envolve humanamente com as diferentes situações, reconhece o valor dos amigos, do ambiente familiar, enfim... Uma pessoa humilde, dedicada, carinhosa, responsável! "Iza e Paulinho", são os herdeiros de todos esses predicativos! Os filhos de Paulinha, estão crescendo cercados de amor, princípios, valores, que estão espalhados em vários lugares da casa, da cidade, nos livros, nos relatos dos mais velhos, nos álbuns de recordações. Um passado presente, que farão questão de compartilhar, em várias fases da vida. Paula Roberta Santos Mimoso (33 anos), espera a aceitação pública, para dar continuidade a hereditariedade política. Se preciso, usará "a colher de pau", nas campanhas, assim como a avó Sizuita fez, representando a figura feminina na política municipal. Caso seja escolhida, fará a diferença no legislativo, honrando o sobrenome da família e sendo grata pelo crédito de confiança nas urnas. Assim como Paulinha, Muitos outros jovens se candidataram, visando o próximo pleito eleitoral, mas poucos terão chances de realizar os sonhos, pois boa parte dos eleitores, visam apenas o umbigo, vendendo a preço de banana, o direito de escolha.
Enfim, contar a história de Paulinha Mimoso, é emocionante, pois ela é viva, em muitos corações! Reportagem: Rita Santos
Paula Mimoso é casada com Sandro Matos, e reside em Ibirapitanga Bahia... Quem conhece Confia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário